O primeiro livro sobre a Terra-Média escrito por Tolkien, o livro que influenciou muitas outras historias como O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, e tudo iniciado por uma única frase: "Numa toca no chão vivia um hobbit". Com uma história empolgante e divertida o livro me prendeu do início ao fim.
A história que muitos conhecem conta uma grande aventura vivida por um pequeno ser chamado Bilbo Bolseiro, um pequeno hobbit da Colina. Essa aventura começa quando Gandalf, O Cinzento, o "convida" para ser o ladrão da missão dos 13 Anões - Thorin Escudo-de-Carvalho, Dwalin, Balin, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Kili e Fili. - de retomar o tesouro de Thrór, avô de Thorin na Montanha Solitária - Erebor - que há muito tempo foi tomada pelo grande dragão Smaug.
Nesta aventura, Bilbo descobrirá seu valor e a emoção de estar em uma aventura. Ainda ao leste eles chegarão a Valfenda, um reduto élfico, onde Mestre Elrond irá revelar a eles como entrar na Montanha Solitária a partir do mapa de Thror que dizia "Cinco pés de altura tem a porta, e três podem passar lado a lado" "Fique ao lado da pedra cinzenta quando o tordo bater e o sol poente com a última luz do Dia de Dúrin brilhará sobre a fechadura".
Após descobrirem como entrar na montanha o grupo marchará em direção a Erebor, no caminho eles irão ser capturados por orcs e serão levados a sua toca. Lá, Bilbo, encontrará um poderoso anel que possui o poder de deixar seu portador invisível, e seu antigo dono, um hobbit que a muito fora chamado de Smeagol, porém agora, com uma aparência medonha, é chamado de Gollum.
Em Erebor, após passarem pela Floresta das Trevas, Bilbo é mandado para dentro da montanha com o poder do anel, o hobbit dialoga com o dragão, mas não lhe dá seu verdadeiro nome, porém se denomina "Cavalheiro do Barril" o que lembra o dragão da cidade do lago, Esgaroth. Smaug, com raiva parte para Esgaroth onde é morto por uma flecha disparado por Bard que acerta seu ponto vulnerável.
Com a morte do dragão, humanos e elfos marcham à Erebor em busca do grande tesouro. Os três exércitos - anões, humanos e elfos - estavam preparados para uma guerra, porém o exército de orcs e wargs, lobos selvagens chega, e assim começa a Batalha dos Cinco Exércitos. O resultado não poderei citar aqui, e você só poderá descobrir lendo o maravilhoso livro O Hobbit.